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Avanços da Comunicação

Comunicação, Publicidade, Propaganda
Antigamente, quando falávamos em futuro, pensávamos na geração dos nossos filhos e netos. Hoje, com a aceleração dos processos de mudança, o futuro é um “pestanejar”. Os termos “avanço”, “velocidade” parecem incompatíveis ao que de fato significa o movimento de transformação do mundo. É como se futuro e progresso competissem e o progresso chegasse à frente.
Tudo o que parece novo torna-se obsoleto, antes mesmo de ser inteiramente conhecido. A tecnologia é o que mais impressiona e, com ela, o que move a engrenagem de todas as coisas: a Comunicação. Nesse território, ao que tudo sinaliza, não serão os mais fortes a sobreviver. Mas os mais inovadores, ágeis e adaptáveis.
Os telefones móveis com acesso à Internet e Redes Sociais, o “tempo real”, mudaram a forma de pensar a comunicação. A TV está convergindo para a Internet, e a tendência é que todos os meios convirjam para algo que mais se pareça com TV. O break comercial deve deixar de existir, porque as pessoas terão o controle, e não mais as Empresas que durante décadas estiveram no poder.  Veremos somente o que nos interessa de fato, inclusive a publicidade. E esta, terá sua funcionalidade a partir de ações criativas que ofereçam atração e entretenimento.
Os jornais, no formato impresso, devem ser reduzidos até desaparecer. Já faz algum tempo que o tradicional JB saiu de circulação. O influente New York Times também anunciou o breve fim de sua versão impressa. E contribuem para isso, o custo elevado de impressão e distribuição, a notícia “fria” e a curta vida útil. O Jornal deve buscar a sua “evolução” na Internet. As revistas impressas podem resistir um pouco mais porque seu conteúdo é menos perecível.
As Empresas que vivem da comunicação devem se adequar, pois nenhum sistema é imbatível. A indústria fonográfica é um bom exemplo. Perceber as implicações desse desenvolvimento tecnológico exponencial em plena aceleração, é fundamental para vislumbrar possibilidades viáveis e promissoras para as novas formas de comunicar e de fazer publicidade.
Uma nova mídia está alcance do nosso Iphone. Um anúncio que começa com um texto, mas tem uma fotografia que, num clique, cria movimento e vira um vídeo. Vemos uma propaganda de jornal? Ou revista? Talvez uma TV? Na verdade, é TUDO ISSO em uma só apresentação, porque todos esses meios de comunicação passam a ter características parecidas e estão, ainda, interligados às Redes Sociais. Estamos construindo um ecossistema circundante, formado por um conjunto de opiniões que se respeitam, filtros de informações confiáveis, espaços privados, relacionamentos verdadeiros.  E os esforços estão voltados para ganhar a preferência das pessoas.
As organizações passam por transformações, começando por manifestações de criatividade horizontais e colaborativas, saindo dos modelos tradicionais de hierarquia. O “quem fez” ou “quem criou”. A propaganda está migrando para a forma digital, interativa, móbile, social e vídeo, com o controle dos usuários. E os veículos de comunicação são hoje um “cross-midia” com áudio, vídeo, texto, rede social, possibilidade de conexão, twitter, tudo numa coisa só. E o que era uma ferramenta de entretenimento, torna-se instrumento de trabalho, interatividade e informação constante.

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