Fotos de menininhas pelada Fotos de menininhas pelada MUITA BUCETA GOSTOSA

Como Conseguir mais comentarios no seu blog

10 truques para conseguir mais comentários no seu blog!


Conseguir mais comentários no seu blog é provavelmente um desejo que você tem. Ao longo dos últimos 2 anos recebemos na Escola Dinheiro mais de 20,000 comentários, o que significa que cada um dos nossos artigos recebe em média 25 comentários. Este valor global não inclui trackbacks ou contagem de tweets, o que significa que a Escola Dinheiro é de facto um blog onde a interacção é um dado importante, não só para nós autores, como para vocês leitores. Isto significa também que a nossa estratégia de promoção do sentido de comunidade tem conseguido os resultados que tanto desejávamos.
No entanto, um dos grandes desafios da maioria dos blogueiros é precisamente o conseguir um número considerável de comentários nas suas postagens. Quer pelo facto de ser uma métrica muito importante do ponto de vista da autoridade, como também pelo facto de ser uma das melhores formas de manter uma comunidade activa e interessada nas suas postagens. Chegar aos 20,000 comentários em tão pouco tempo não é um objectivo fácil, mas é perfeitamente exequível. A Escola Dinheiro é a prova disso mesmo!

No passado já escrevemos alguns artigos interessantes sobre esta temática do receber comentários no seu blog. Embora neste artigo tenhamos 10 truques um pouco diferentes, recomendamos também a leitura das outras matérias como complemento a toda uma estratégia que você deverá colocar em prática. Tome nota:
Entretanto e ao longo dos últimos 2 anos fomos também praticando várias estratégias a fim de perceber o comportamento dos visitantes e as melhores formas de conseguir que estes realizem determinadas acções, nomeadamente comentarem as nossas postagens. Posto isto, eis os nossos 10 truques para conseguir mais comentários no seu blog:

1. FAÇA OS SEUS LEITORES PENSAREM DIFERENTE

Muitos já ouviram falar do “Advogado do Diabo”, que na verdade é uma estratégia de posicionamento e contradição que tem como objectivo desconstruir mitos ou ideias que são do senso comum. Quando escrevemos o artigo sobre como ganhar 2500 euros por mês com 100 visitas por dia, aquilo que na verdade fizemos foi “obrigar” os nossos leitores a pensarem diferente, ou seja, de uma nova perspectiva. Desconstruímos o mito de que os sites e blogs necessitam de muito tráfego, bem como desconstruímos o facto de ser necessário muito tráfego para gerar muito dinheiro. Isso resultou em algumas dezenas de comentários e um nível de interacção muito superior ao de outras postagens.

2. FAÇA UM ARTIGO EM FORMATO DE LISTA E PEÇA ADIÇÕES

Escrever artigos em formato de lista é uma estratégia muito comum e que normalmente resulta em grandes picos de tráfego. Não só pelo facto de serem artigos mais simples de consumir, e com um teor de viralidade muito superior, mas também por serem artigos que funcionam bastante melhor em diretório de artigos e roteadores de tráfego. No entanto, para que a sua estratégia de receber comentários funcione ainda melhor, considere pedir aos seus leitores (no fim do artigo) para deixarem comentários com outras indicações que você possa acrescentar a essa lista. Pedir adições é uma forma muito criativa e lúdica de fazer com que os seus leitores participem activamente.

3. NÃO ABRA O JOGO TODO

Escrever muito e bem é de facto fantástico, mas na verdade pode ser um contra-senso para quem procura muitos comentários. Se você abrir o jogo todo e der aos seus leitores todas as perguntas e respostas que eles provavelmente procuram, o mais provável é o seu artigo receber poucos comentários. Não abra o jogo todo, deixe perguntas sem resposta de forma a que os seus leitores possam interagir e participar do debate também.

4. SEPARE SEMPRE OS COMENTÁRIOS DOS TRACKBACKS E TWEETS

Quando um leitor aterra numa das suas postagens e verifica que nos comentários a informação se encontra confusa, pois aparecem listados os comentários, trackbacks e tweets, tudo à mistura, a probabilidade de ele comentar é reduzida drasticamente. Normalmente o leitor tem a percepção de que irá deixar um comentário que provavelmente nunca vai ser respondido e/ou vai ficar perdido no meio de tanto “lixo” que acaba por nem sequer comentar. Por isso mesmo, convém separar os trackbacks dos comentários no seu blog, tornando a leitura mais agradável e a postagem de comentários mais interessante.

5. RESPONDA AO MAIOR NÚMERO DE COMENTÁRIOS POSSÍVEL

Uma das estratégias que sempre tivemos em consideração desde a criação deste blog foi precisamente responder ao maior número de comentários possível. É normal que de tempos a tempos alguns comentários fiquem sem resposta, mas procuramos sempre responder ao maior número possível, mantendo os leitores sempre satisfeitos com o facto de verem as suas dúvidas esclarecidas. Ninguém gosta de “falar para a parede”, pelo que é importante que você demonstre aos seus leitores que se preocupa com eles e com os seus problemas.

NOTA: Esta dica é vital para todos aqueles que desejam realmente receber muitos comentários no futuro. É verdade que responder a todos os comentários exige bastantes horas de dedicação e trabalho, mas no fim de contas acaba sempre por valer a pena. Se quer ser bem sucedido nesta estratégia, esta é a regra de ouro.

6. FAÇA UMA PERGUNTA (APENAS), MAS NÃO SEMPRE!

Fazer perguntas no final das suas postagens é de facto um gatilho para conseguir que os seus leitores produzam uma determinada acção, neste caso comentarem a postagem. No entanto, uma das coisas que temos vindo a testar e a aprender é que você não deve fazer mais do que uma pergunta, pois isso torna a interacção mais complexa e o número de comentários reduz drasticamente, bem como não deve utilizar esta estratégia em todas as suas postagens sob pena de ela perder o seu efeito viral. Faça perguntas apenas nas postagens que considera pertinentes.

7. FAÇA PERGUNTAS NO TWITTER E FACEBOOK

Os canais de mídia são hoje parte integrante dos blogs e vice-versa. É importante então que você utilize também esses canais como forma de melhorar o nível de interacção dos seus leitores. Questione-os sob as suas postagens no Twitter e participe em debates e discussões com eles no Facebook. Esta interacção por múltiplos canais é essencial para o crescimento do seu número de comentários no blog, bem como para o crescimento da sua autoridades nestes meios sociais.

8. FAÇA PERGUNTAS EM VÍDEO

Os vídeos são também hoje uma ferramenta incrível de marketing viral. Comece por criar um canal no Youtube, e faça vídeos de qualidade, relacionados com as suas postagens, e no final dos vídeos faça aos seus leitores uma pergunta (novamente, só uma!) e peça-lhes para deixarem a resposta por escrito nos comentários dessa mesma postagem. Esta técnica normalmente resulta também em crescimento do número de comentário nos artigos onde é aplicada.

9. CONTINUE O DEBATE FORA DO SEU BLOG

Uma estratégia que é igualmente útil é pegar numa determinada conversa que começou no seu blog, e leva-la para outros canais de mídia social como o Twitter ou Facebook. Aproveite um comentário de um dos seus leitores, coloque-o no Twitter e peça aos seus seguidores para opinarem sobre a mesma matéria em questão. Este tipo de estratégia é uma forma de melhorar não só a sua posição nas mídias sociais, como também criar sinergias entre o seu blog e esses canais de mídia.

10. RESPONDA A OUTRO BLOGUEIRO COM UM ARTIGO

Esta é também daquelas estratégias que normalmente funcionam muito bem, especialmente quando o tema em debate é viral e/ou gera bastante controvérsia. O amigo Marcos Lemos não há muito tempo utilizou esta estratégia num dos seus artigos sobre posts copiados e na verdade foi um debate muito interessante e que gerou algum fluxo de comentários extra entre os intervenientes. Se o seu concorrente escreveu um artigo sobre um determinado assunto, recebeu muitos comentários e você tem uma opinião contrária, então aproveite a onda e escreva uma resposta em artigo linkando para o outro blogueiro directamente.

QUAIS SÃO AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA RECEBER COMENTÁRIOS?

Tendo em conta que você também é blogueiro, deixe os seus comentários com a sua experiência pessoal/profissional sobre quais são as melhores estratégias para receber comentários num blog!
Até Já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário